sábado, 25 de abril de 2020

[Opinião] Quebrando o ciclo #BreakTheCycleChallenge


Quem acompanha este blogue regularmente, sabe que eu não costumo escrever palavras de calão (palavrões). E, quando é para escrever, eu censuro, trocando por outra palavra de mesmo significado ou colocando asteriscos.
Eu não faço isso por questões religiosas ou puritanas, mas pelo moral dos leitores e do auditório. Muitas pessoas veem o palavrão como uma válvula de escape para situações do cotidiano, como uma discussão no trânsito ou frustrações.
Na minha família, a dona e o dono da casa são campeões em falar palavrões. Com o tempo, eu passei a filtrar o palavreado.
No presente momento, eu estou redigindo este artigo durante o período de lockdown daquele vírus. Eu e minha família estamos fazendo coisas que não costumávamos fazer antes disso tudo começar, então, é normal que a dona da casa fale mais palavrões que de costume (em especial a palavra com C).
Fiquei pensando que, por parte da família da dona da casa, todos têm o costume de falar palavras de calão, com algumas exceções, como eu e meu primo. Por parte da família do dono da casa, uma quantidade considerável também tem esse comportamento (alguns bebem muito, e o alcoolismo influencia nisso).
Não é só na minha família que o palavreado corre solto por aí. Muitas outras famílias, no Brasil e no Mundo, sofrem com esse “problema”. A “solução” para o caso não está nas gerações mais velhas, essas daí já estão perdidas, porque o costume já foi inserido em seu “modus operandi”. A resposta, caro leitor, está nas novas gerações. Os jovens serão responsáveis por quebrar esse “ciclo vicioso”, simplesmente filtrando o que eles escutam dos mais velhos.
Com essa atitude, caminharemos para um mundo mais pacífico, onde o que importa será a qualidade do que é comunicado, sem precisar usar palavras feias. Sejamos sinceros, você leu até aqui, sem eu nem precisar escrever um único palavrão! Eu não quero um mundo “family-friendly”, mas um mundo com menos palavreados seria o ideal.

A empresa de alimentos Kraft fez uma campanha publicitária para o Dia das Mães há alguns anos que ilustra o meu ponto de vista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Motivos para não votar no PT (copypasta)

Eu encontrei esse texto em um comentário de um vídeo no youtube que mostrava um posicionamento da oposição. O autor é “Sr TNK”. 01) E...