domingo, 24 de junho de 2018

Uruguaios presos por produção ilegal de ésteres

23 de junho de 2.018

Reportagem de Valdir Tejano



O animador de festas Andrés Bogotá, 25, e o dançarino profissional Juan Medellín, 34, foram detidos na Polícia Federal na sexta-feira (22) por produzirem ésteres ilegalmente no Uruguai. As substâncias eram sintetizadas no porão da casa deles em Montevideo.

A polícia uruguaia descobriu o local ilícito após enviar um mandado de busca e apreensão, e acionou as autoridades brasileiras. Os criminosos, acompanhados do pacote de biscoitos norte-americano Herbert Rover, 5, visitaram o Brasil para o lançamento do livro do pescador dinamarquês Harald Bjarnessen e do psiquiatra alemão Gottfried Himmel sobre migração de andorinhas.

“Eu não sabia que meus amigos uruguaios produziam ésteres sem autorização de Estado.”, disse Rover. Mesmo assim o pacote de biscoitos teve que assistir ao julgamento de 11 estâncias e, na última, o indivíduo fugiu e ninguém soube nada a respeito.

Ésteres são substâncias que as empresas alimentícias utilizam para dar aroma e sabor ao alimento ou produto. De acordo com o artigo 69 da Constituição do Consumidor Penal, é expressamente proibido produzir ésteres sem autorização de algum órgão público.

Medellín e Bogotá sabiam disso e, mesmo assim, não tinham a licença necessária. “A gente produzia ésteres para vender para outras pessoas que ainda não tinham conseguido a licença devido à burocracia.”, afirmou Bogotá. Eles não tinham a licença, porque não havia razão para isso; a produção e as encomendas eram sazonais.

O juiz Valdir Tejano — que também é o redator desta matéria — definiu a pena para os uruguaios de 33 anos, além de deportação imediata para o Uruguai e passaporte do Mercosul anulado por 10 anos.

Via: Rede Cubo de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Motivos para não votar no PT (copypasta)

Eu encontrei esse texto em um comentário de um vídeo no youtube que mostrava um posicionamento da oposição. O autor é “Sr TNK”. 01) E...