Postagem em destaque

Idade mental dos políticos (Se Brasília fosse uma Escola)

A política brasileira me dá uma azia tremenda. E gases também. Ou talvez tenha sido o escabeche que eu comera no almoço... Minha tia faz...

terça-feira, 30 de junho de 2015

Virou Viral

Vivemos em um mundo em que a informação é facilmente difundida pelas novas tecnologias, seja pelo e-mail, redes sociais, chats de mensagem... Enfim, pela internet. Com isso, vemos surgir os internautas, exploradores desse "novo mundo" que vão investigar o que acontece na web. É nisso que penso enquanto escrevo este post, em todos os virais, ou alguns deles, que já tivemos contato.

A etimologia da palavra vírus vem do latim e significa veneno, toxina. “São pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas (...)”. Isto é, a associação do vírus em si com um vídeo, música, ou o que for se deu a partir de sua etimologia: veneno, toxina. O vírus, em contato com o sistema imunológico, pode causar sérios danos ao organismo, se não for tratado adequadamente com vacinas e/ou antibióticos. Mas chega dessa explicação biológica! Vamos ao que interessa.

No ano de 2009, foi lançado um jogo para computador chamado Minecraft. Mas eu e meus colegas da escola só conhecemos em 2011. No recreio, sempre observava eles jogando no laboratório de informática e achava isso muito curioso! Como que um “software de bloquinhos pixelados” podia fazer tanto sucesso? Se nos dias de hoje esse jogo é conhecido, imagine quatro anos atrás.

Entre 2008 e 2009, não sei se lembram, mas a empresa de aparelho eletrônico Samsung, lançou um novo modelo de celular: o Samsung Corby, famoso pelo slogan “What color is your life?” e pela sua variedade de cores, branco, amarelo e rosa. A turma da escola só falava disso e, como pré-adolescentes, a maioria já usava esses aparelhos. Eu não tinha o menor interesse no novo modelo, mas minha irmã ganhou um desses. O dela era rosa e foi o primeiro celular dela.

Samsung Corby: What color is your Life?
No ano de 2010, o desejo, a procura e a proliferação de sites de mensagens foram intensos. Em agosto desse ano, criei duas redes sociais: o MSN, usado por quase ninguém, e o Facebook, usado por 99,9% da população mundial. Também nesse ano, eu ganhei meu primeiro celular: um Samsung que mexia a tela, com teclas e rádio FM.

Entre 2010 e 2012, as meninas de minha idade, e alguns meninos, “descobriram” um modelo de smartphone: o Blackbarry. Não demorou muito para que minha irmã aderisse ao “movimento”. Novamente, meu interesse por esse celular foi negativo. Minha teoria para essa paixão súbita pelo Blackbarry é a seguinte: os filhos dos adultos que usavam o smartphone perceberam que, ao “vasculhá-lo”, procurando por algo interessante, descobriram um aplicativo de mensagens chamado BBM (ou BlackBarry Messenger), podendo, assim, conversar com as amigas.

Em 2012, rolou uma “premonição” de que o mundo acabaria. Claro que tudo não passava de uma brincadeira digital mas muitos, assim como eu, pensavam que o mundo realmente iria acabar. Também nesse ano, não há quem se esqueça do cover de uma música do One Direction, banda britânica. A música teve sua letra alterada, mas o ritmo não. O autor é Nissim Ourfali e foi composta para o seu bar-mitzvah. Outra música viral foi “Gangnam Style”, do cantor sul-coreano Psy, que “bombou” nas pistas de dança do mundo inteiro. No youtube, o vídeo-clipe alcançou mais de dois bilhões de acessos!

O ano de 2013 foi marcado pela abdicação do papa Bento XVI, sendo escolhido, pela primeira vez, um clérigo latino a se tornar papa. O cantor canadense Justin Bieber foi preso e a atriz/cantora Miley Cyrus mudou seu visual e subiu numa bola de demolição. O povo brasileiro foi às ruas, não só pelo preço da passagem do transporte público, mas também protestando pela educação e pela saúde pública do País. Também nesse ano, conhecemos o Rei do Camarote e seus gastos excessivos com baladas e night clubs. Assim como em 2011, com o Minecraft; em 2013 foi lançado o game GTA V. Deste ano, uma das únicas coisas boas foi a vitória do Brasil na Copa das Confederações!

Flappy Bird, o jogo ícone de 2014
Ano passado, 2014, iniciou-se com o maldito aplicativo Flappy Bird. Indivíduos do mundo inteiro viciaram-se e irritaram-se com esse jogo para portáteis. Diversos memes surgiram no contexto da Copa. Desde a abertura (com Jennifer Lopez, Pitbull e Cláudia Leitte) até Argentina X Alemanha na final. Para quem assistiu aos jogos, impossível não ficar indignado com o gol-contra no primeiro jogo (Brasil X Croácia), ou com o mítico 7 x 1. Este último gerou até uma re-dublagem do filme “A Queda”, mostrando a opinião de Hitler sobre o fenômeno. Em agosto, ao abrir meu facebook, me deparo com um vídeo. Nele, um colega de classe aparece falando inglês e jogando um balde de água na cabeça. Não entendendo nada, recorro à legenda da postagem. Estava escrito: #ALSIceBucketChallenge e “eu nomeio ‘Fulano’, ‘Beltrano’ e ‘Cicrano’. Parabéns! Vocês têm 24 horas!”. No início, pensei que era brincadeira mas, com o passar das postagens, percebi certo padrão. Pesquisei no Google esse tal desafio e descobri que se tratava de algo sério. Ainda em agosto, morreu o político e candidato à presidência Eduardo Campos. Os vídeos que mais fizeram sucesso foram da “Giovanna, o forninho caiu!” e o “Taca-lhe pau, Marcos!”.



Espero que gostem desse apanhado de momentos que fiz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário